Mais ZoomMenos Zoom

BLOG DA MILICIA DA IMACULADA-SANTUARIO JARDIM DA IMACULADA- SEDE NACIONAL DA MI

Páginas

quarta-feira, 31 de março de 2010

quinta-feira, 11 de março de 2010

Retiro dos Coordenadores Regional Centro-Oeste-

DIA 19, 20  E 21 DE MARÇO, RETIRO PARA OS COORDENADORES DA MILÍCIA DA IMACULADA DO REGIONAL CENTRO-OESTE,
 NO SANTUÁRIO JARDIM DA IMACULADA


sexta-feira, 5 de março de 2010

CF 2010







PREPARANDO O AMBIENTE
(Cartaz da Campanha, velas, Sagrada Escritura)


ACOLHIDA
Animador(a): Queridos irmãos e irmãs, sejam bem-vindos a esta celebração. Temos certeza que é o amor, a ternura e a benevolência de Deus que nos reúne e nos encoraja na caminhada rumo a um mundo melhor. Um mundo igualitário onde o ser humano é valorizado na sua essência e não pelo que possui; um mundo voltado para os valores do Reino e não para o poder econômico
em detrimento da pessoa humana, imagem e semelhança de Deus.
Canto: Hino da Campanha 2010 ou A ti meu Deus
Animador(a): Neste ano somos convidados o refletir sobre a Campanha da Fraternidade que tem como tema: Fraternidade e Economia e como lema: “Vocês não podem servir a Deus ao dinheiro”. Ambos nos remetem a refletir sobre a atual conjuntura da sociedade em que vivemos.
Leitor 1: Uma sociedade voltada ainda para o ter, o poder e o prazer, priorizando e perpetuando a escravidão e as desigualdades sociais. O texto-base da Campanha insiste que a economia existe para a pessoa e para o bem comum da sociedade, e não o contrário.
Leitor 2: O dinheiro, embora necessário, não pode ser o supremo valor dos nossos atos nem o critério absoluto das decisões dos indivíduos e dos governos. O dinheiro “deve ser usado para servir ao bem comum das pessoas, na partilha e na solidariedade”.
Todos: Senhor, que sejamos protagonistas de um novo amanhecer. Que saibamos lutar por políticas justas e igualitárias que favoreçam os que são deixados à margem da vida.
Leitor 3: Conforme o texto-base da Campanha da Fraternidade, precisamos denunciar a perversidade de todo modelo econômico que vise em primeiro lugar o lucro, sem se importar com a desigualdade, miséria, fome e morte.
Leitor 1: A Campanha nos convida, ainda, a lutar para incluir a alimentação adequada entre os direitos previstos na Constituição Federal; erradicar o analfabetismo; eliminar o trabalho escravo; combater o trabalho infantil; conseguir uma tributação justa e progressiva; garantir o acesso à água e continuar a luta pela reforma agrária.
Todos: Somos chamados a evitar a corrupção e a desonestidade, a viver a partilha no amor fraterno e denunciar toda e a qualquer forma de injustiça.
Animador(a): A Palavra de Deus é fonte de libertação e vida. Toda pessoa que a pratica dirige seus passos no caminho da justiça e da promoção do ser humano, fazendo-o desabrochar para a vida. Vamos acolhê-la com atenção e fé, cantando.
Canto: à escolha da comunidade
LEITURA BÍBLICA: Mt 19,16-26
REFLETINDO SOBRE O TEXTO
(A comunidade pode dedicar o tempo que achar necessário para refletir sobre a passagem)
Leitor 2: No texto lido percebemos que um dos obstáculos para seguir Jesus que o jovem apresenta é justamente a sua “preciosa riqueza”. Ela não o permitiu enxergar os valores do Reino e seguir o Mestre na radicalidade, no desprendimento e na doação ao outro. Portanto, o que Jesus pediu e pede é que nossas riquezas deixem a instância pessoal – o nosso “mundinho” – e sejam ofertadas ao mundo, aos mais necessitados e vulneráveis.
Animador(a): Neste espírito somos chamados a apresentar ao Senhor todo tipo de riquezas, de apegos que nos amarram, deixando-nos surdos aos apelos do Mestre e de modo particular aos que são vitimas de todo tipo de exclusão e exploração social. Por esta razão, apresentemos ao Senhor os nossos pedidos.
1. Para que a Campanha da Fraternidade nos conscientize de nossa responsabilidade social frente o descaso aos direitos inerentes ao ser humano e que lhe são negados e desrespeitados, rezemos ao Senhor.
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.
2. Pelo poder público para que inspirado na prática de Jesus, dirija a nação com sabedoria, justiça e igualdade, promovendo de modo particular os mais pobres, rezemos ao Senhor.
3. Pelos desempregados, doentes, vitimas da fome, das guerras, do analfabetismo e das injustiças sociais, para que sejam respeitados e valorizados como seres humanos, rezemos ao Senhor.
4. Pela nossa comunidade, por cada um de nós e pelas nossas pastorais, para que sejamos promotores e protagonistas de uma sociedade onde reinem o perdão, a igualdade, a partilha, a justiça e a arte do bem querer, rezemos ao Senhor.
5. Pelos nossos jovens, para que interpelados pelo convite do Mestre saibam deixar todas as riquezas que os levam a se fecharem no seu mundo e se ofereçam como dádiva para a humanidade, rezemos ao Senhor.
(A comunidade pode fazer preces espontâneas)

ORAÇÃO FINAL
Animador(a): Irmãos e irmãs, em união com todas as Igrejas, com a sociedade, com todas as instâncias e esferas responsáveis pela a construção de um mundo mais justo, pela promoção e valorização do ser humano, pela implantação de leis justas e igualitárias, rezemos juntos a Oração da Campanha da Fraternidade 2010:
Ó Deus criador, do qual tudo nos vem, nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo que existe como dádiva gratuita para a vida. Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, acolhemos a graça da unidade e da convivência fraterna, aprendendo a ser fiéis ao Evangelho. Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que a boa nova que vem de ti é amor, compromisso e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas. Reconhecemos nossos pecados de omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria. Pedimos por todas as pessoas que trabalham na promoção do bem comum e na condução de uma economia a serviço da vida. Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço e a comunhão, promovendo uma economia fraterna e solidária, para que a nossa sociedade acolha a vinda do teu reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Animador(a): Que o Senhor nos abençoe e nos guarde. Que Ele nos mostre a sua face e tenha compaixão de nós. Que ele volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. O Senhor nos abençoe, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.
Canto: à escolha da comunidade


Irmã Socorro,

ESTE ARTIGO FOI CONCEDIDO PELA REVISTA: 

Leia e Assine:
cavaleiro@franciscano.org.br